segunda-feira, 20 de outubro de 2008

GENTILEZA GERA GENTILEZA x VIOLÊNCIA GERA VIOLÊNCIA !

Definitivamente eu não entendo a cabeça de determinados torcedores. O que pode fazer alguém pensar que tem o poder de machucar o outro impunemente? Ou pior, o que vai na cabeça desses jovens amargos para eles estarem convencidos de que um mero torcedor do outro time, que não o seu, possa ser um inimigo em potencial, ao ponto de querer matá-lo?! É uma complexidade vazia demais para se compreender simplesmente. É preciso mais que simples discernimento, é preciso sangue frio!

Como pode uma simples opção de torcida poder me condenar à morte?! Como uma simples camiseta vai decretar que somos inimigos mortais?! Definitivamente, por mais que eu tente, não consigo entender. Jovens espancados covardemente por outros em gangs que se dizem torcedores de times rivais sob a bandeira da defesa da honra destes. Mas e daí?! Que mal há em torcer, seja lá para que time for? Você escolheu o time “X” e eu o time “Y”.

Pessoas de bem, torcedores comuns sendo envolvidos numa tramóia transvestida de torcida organizada que de organizada não tem nada! Jovens e pais de família sendo alvo, vítimas de um ódio quase generalizado, que só encontramos precedentes nos capítulos negros da história do ódio racial da época de Hittler. E não é mais satisfatório apenas bater ou apanhar, é preciso matar! A juventude tem sede de sangue! Mas que juventude é esta que sem ideologia alguma mata ou morre em nome de facções que não cabem nem nunca caberá no que nasceu para ser sadio e saudado e que damos o nome de esporte!

Como pode pessoas “saudáveis” se “organizar” em torno de um objetivo sangrento, que põe em risco, não só a vida de terceiros, como as suas próprias?! Ir ao estádio armado?!!!! Pra quê?! Não vejo sentido! Ficamos então, todos inseguros, com um medo contido até ninguém mais confiar em ninguém, e a discórdia e a desconfiança se instaurar e o perigo ser sempre iminente.
O por que dessa forma?! Isto é antes de tudo, uma burrice! Podemos ser veementes, pode-se até ser ‘truculento’ na forma de torcer, até aqui, muito embora exagerada, é a nossa torcida, o modo como cada um torce, desde que jamais e em hipótese alguma se encoste um dedo sequer no seu oponente, quero dizer, no outro torcedor, ser humano igual a você. É o direito do outro que é seu também e que deve ser preservado, mas isso é muito para cabeças tão ocas quanto a de desses seres infelizes!
Que tipo de ódio (como se houvesse categoria para a maldade) sente o covarde que junto com outros, espanca uma minoria ou um outro qualquer sozinho que se defende em vão de cinco ou seis ou mais, que faz continuar o ato bárbaro, execrável, criminoso e desumano até a morte sem que a ânsia animalesca possa cessar.

Isto não é torcer; vocês não são torcedores. Isto é comportamento de maus elementos, de assassinos de gangues. Não tem nada a ver este tipo de comportamento execrável com o que vocês pensam ser honra ou defesa das cores do clube que vocês dizem que amam. Aliás, o clube não tem nada a ver com isso, muito menos o amor!

Então, na verdade, vocês agem sozinhos porque vocês são sozinhos num bando que não merecia sequer existir!