segunda-feira, 7 de julho de 2008

A SUPER IMAGINAÇÃO DO HOMEM

Observando aquele jovem de meia idade com seu sobretudo negro, seus longos cabelos negros e despojados trejeitos, sua pose bem rock´n´roll , pensei: A imaginação salva vidas! Em que mundo vive tal sujeito?!
Ele deveria ter todos os defeitos para os padrões sociáveis, mas era ele, aquilo ou aquele era ele, isso ninguém poderia negar, mais que qualquer outro, ele tinha coragem para ser o que queria ser e era! Isto é louvável.
O que pode nos tornar loucos para viver num mundo louco?! O que nos faz homens reais e sãos para vivermos num mundo que se acha sério demais, com tantos riscos, para delírios fora de hora?! O que é um delírio fora de hora? O que está certo, o que é errado?! O que podemos arriscar de nós e de nossas vidas ou jamais acontecer?! sim, a imaginação salva o homem!
Quando um homem pensa ser um homem, ele é um homem; quando pensa abaixo disso, provavelmente isso é o que será. E se pensa ser um super-homem... nem que seja dentro da sua mais particular e infinita loucura.
Eu sou um soldado de Deus, então eu sou um soldado de Deus! Eu sou o próprio Deus! Delírio?! E se for o próprio Deus um delírio?! Quem será o louco então?! Eu sou a reencarnação de Jim Morrison, por exemplo, se acredito nisto, é isto que serei, nem que apenas para mim apenas! E se não devo nada a ninguém, é isto que será a minha salvação, o meu mundo, a minha fantasia onde não sou louco e tampouco um marginal. A minha imaginação funciona para mim, a minha mais profunda convicção é minha, de mais ninguém, então colocando para níveis mais realistas, se me penso sério, se quando me visto, penso na dignidade de um bom homem, assim é que me pensarei, que sou visto; eu quero ser o que sou e assim serei, eu sou isto ou aquilo, apesar de não convencer a ninguém ou muito menos ser de fato o que penso e acredito que sou. Aquele sujeito me atentou para isto. Parecia ridículo para a sua suposta idade, estar vestido daquele jeito, mas eu nem o conheço, de modo que ele não me deve nada e o que penso não vai mudar em nada a sua realidade ou fantasia.
O homem que pensa ser um homem de negócio, por exemplo, incorpora com a sua imaginação, toda a forma que ele necessita para ser o que é, o que pelo menos tentar ser que acredita ser, representar o seu papel terá na sua singular imaginação tudo o que precisar para seguir em frente com fé, força e coragem; o que lhe ajudará. Ele pode disfarçar para os outros de que não acredita, o que para os outros pode ser bobagens, só se poder agir com a razão, etc, mas quando ele divaga e imagina ser alguém bem sucedido, é a sua imaginação que está lhe fazendo acreditar que o seu sonho é palpável, mesmo que a vida assim não o reconheça, mesmo que ele tropece e jamais consiga alcançar seus objetivos totais para mostrar ao mundo quem ele verdadeiramente é, mesmo que tenha um relativo fracasso ou até mesmo um absoluto cansaço.
O que é mais importante para o homem do campo? O que melhor convém ao homem da cidade? Quem é mais homem? Quem é mais interessante para a vida? Quem?! Cada um tem o seu devido valor para si mesmo e para o mundo, mas o seu próprio valor!
Por hora e por este tempo é isto, a sua imaginação é que lhe mantém acesso, forte e vivo. Será a sua imaginação que poderá lhe fazer vencer, que lhe protegerá dos maus agouros, desenganos, preconceitos, que não são seus, descréditos de outrem. Nestes momentos ele se imaginará um super-herói, dentro da sua mais secreta vocação, capaz de vencer a tudo e a todos...

Conseguir ou não, será uma questão de competência, eu imagino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário